Page 28 ANÁLISE DE RELEVÂNCIA DO EMPREENDIMENTO
P. 28


BRANDT Meio Ambiente



Para os ativos minerários da CBA na região da Zona da Mata, nas principais
áreas desenvolvidas nos últimos anos, foi demandado um investimento médio
de R$ 8.641.031,25 por título mineral, com os principais custos distribuídos em
R$ 819.867,35 em média na retirada da cobertura e operações de lavra da
bauxita, R$ 2.071.009,86 em indenizações e/ou aquisições de terrenos,
R$ 3.824.117,35 em abertura de estradas/pontes, transporte e combustível, e
R$ 258.836,94 em estudos ambientais. O Quadro 6 apresenta as informações a
respeito dos investimentos realizados em seis títulos minerários desenvolvidos
pela CBA.


QUADRO 6 - Investimentos em títulos minerários

Título mineral Valor Investimentos Massa ROM*, t
DNPM 830.553/80 R$ 12.035.970,99 4.217.934
DNPM 830.652/80 R$ 9.850.037,45 2.477.285
DNPM 830.564/80 R$ 9.408.935,45 3.156.586

DNPM 830.656/80 R$ 10.514.370,91 3.728.454
DNPM 831.169/80 R$ 3.434.547,03 1.603.713

DNPM 831.171/80 R$ 6.602.325,66 1.160.767
Total R$ 51.846.187,49 16.344.739
Média R$ 8.641.031,25 2.724.123
Média R$/Ton R$ 3,17
*ROM = Run of Mine

Além deste investimentos, a empresa tem gastos com o transporte de ROM
das minas para UTM, sendo que o transporte de ROM é realizado com a
utilização de caminhões traçados com capacidade de 30 toneladas que após
serem carregados nas frentes de lavra transportam o minério por uma
distância média de aproximadamente 12 km até a Unidade. Ao chegar na
Balança, os caminhões são pesados e, consequentemente, descarregados em
estoques definidos ou diretamente na planta. São utilizados nesta
movimentação 30 veículos cujos empregados trabalham em regime de 2 turnos
(Quadro 7).


QUADRO 7 - Histórico do custo realizado com transporte de ROM na UTM
de Miraí

Anos Total Ano
2016 R$ 6.332.292,16

2017 R$ 8.193.554,23
2018 R$ 7.263.936,98
Totais R$ 21.789.783,37




Companhia Brasileira de Alumínio - Projeto “Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata”
28
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33