Page 51 ANÁLISE DE RELEVÂNCIA DO EMPREENDIMENTO
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BRANDT Meio Ambiente



Por meio da parceria com a Associação de Produtores Rurais de São Sebastião
da Vargem Alegre - APRUSSVA foi realizado, entre 2008 e 2010 o projeto de
Capacitação do Homem do Campo que ensinou ao público beneficiado
técnicas agrícolas, pecuárias e de meio ambiente, oportunizando a fixação dos
jovens no campo, além de qualificar e despertar o interesse do jovem produtor
rural, em realizar todas as atividades necessárias ao bom funcionamento de
sua propriedade, dentre elas eletricista, pedreiro, bombeiro hidráulico, pintor,
serralheiro, soldador, marceneiro e artesanatos em geral. Cerca de 130 jovens
participaram da iniciativa.

Derivado do projeto anterior a Formação Complementar em Técnicas
Agropecuárias e de Meio Ambiente contemplou 50 jovens de São Sebastião
da Vargem Alegre para trabalhar na agroindústria através da formação em
técnicas de processamento de origem animal e vegetal (leite e café). O curso
aconteceu ao longo de 2011 e 2012.

Em Itamarati de Minas, entre 2009 e 2012, 170 jovens de 15 a 29 anos,
participaram do projeto Profissional Evoluir. A iniciativa promoveu a
capacitação de jovens em corte costura, culinária, jardinagem e
reflorestamento, garçom e estamparia, pedreiro de alvenaria/bombeiro
hidráulico inserindo-os no mercado de trabalho em sua própria cidade de
origem.

Para afastar as crianças e os adolescentes da situação de risco e
vulnerabilidade social, desenvolvendo o protagonismo, a cidadania e a
inclusão social por meio do esporte, cultura, lazer e atividades sócio educativas
o Núcleo de Desenvolvimento da Criança e Adolescente contemplou 400
crianças de Itamarati de Minas ao longo de 2009.

Já o projeto Tela Viva de Cultura e Cidadania ampliou o repertório cultural
das populações das cidades de Cataguases, Itamarati de Minas, Descoberto,
Mirai, São Sebastião da Vargem Alegre e Muriaé a partir do acesso a
produção audiovisual do Brasil e de Países de Língua Portuguesa e possibilitou
à população desses municípios criar, produzir e difundir suas próprias histórias
e valores. Entre 2009 e 2013, 124.400 pessoas foram beneficiadas com essa
iniciativa. Por meio de sua unidade móvel de cinema o projeto percorreu
bairros e distritos rurais.

Favorecer, através do processo de capacitação, a criação de instrumentos de
geração de emprego e renda, preparação para o mercado de trabalho,
visando seu protagonismo na luta pelo desenvolvimento econômico, social,
político e cultural das comunidades rurais foram os objetivos do projeto Força
Jovem, em Descoberto. Para isso, foram oferecidos cursos de capacitação nas
modalidades de Culinária, Pedreiro e Eletricista para 115 jovens da
comunidade, entre 2010 e 2011.












Análise de Relevância do Empreendimento
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