Page 12 CIPA_ASSEDIO_MORAL_2023
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- Exigências profissionais
Exigir que o trabalho seja cumprido com eficiência e estimular o
cumprimento de metas não é assédio moral. Toda atividade apresenta
certo grau de imposição a partir da definição de tarefas e de resultados a
serem alcançados. No cotidiano do ambiente de trabalho, é natural existir
cobranças, críticas e avaliações sobre o trabalho e o comportamento
profissional dos colaboradores. Por isso, eventuais reclamações por tarefa
não cumprida ou realizada com displicência não configuram assédio moral.
- Aumento do volume de trabalho
Dependendo do tipo de atividade desenvolvida, pode haver períodos
de maior volume de trabalho. A realização de serviço extraordinário é
possível, se dentro dos limites da legislação e por necessidade de serviço.
A sobrecarga de trabalho só pode ser vista como assédio moral se usada
para desqualificar especificamente um indivíduo ou se usada como forma
de punição.
- Uso de mecanismos tecnológicos de controle
Para gerir o quadro de pessoal, as organizações cada
vez mais se utilizam de mecanismos tecnológicos de
controle, como ponto eletrônico. Essas ferramentas
não podem ser consideradas meios de intimidação,
uma vez que servem para o controle da frequência e
da assiduidade dos colaboradores.
- Más condições de trabalho
A condição física do ambiente de trabalho (ambiente
pequeno e pouco iluminado, por exemplo) não
representa assédio moral, a não ser que o profissional
seja colocado nessas condições com o objetivo de
desmerecê-lo frente aos demais.
O que não é?
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